A manhã deste sábado, 15, de sol forte, foi marcada pelo início do programa LER MAIS, com as aulas para recompor a escrita e a leitura destinadas aos alunos do sexto ao nono ano da rede pública de ensino do Cabo de Santo Agostinho.
Alunos com deficiência auditiva e de baixa visão também estão sendo contemplados com oficineiros devidamente habilitados.
Toda equipe do IEMJE garantiu a infraestrutura necessária para acolher os estudantes nos oito polos indicados pela Secretaria de Educação, com a entrega do kit escolar. As aulas vão ocorrer nos próximos sábados até o início de julho.
O secretário de Educação, Herbert Lamarck, destaca o esforço da gestão em melhorar os indicadores e garantir educação de mais qualidade.
“A Secretaria de Educação, a partir de uma mapeamento, identificou alunos que tinham dificuldade de leitura e de escrita. Daí, foi feita uma seleção para participarem do programas Alfabetiza Já e do Ler Mais. As aulas são conduzidas por oficineiros, em parceria com o IEMJE (Instituto Educacional Menino Jesus), que que executa o programa pela Secretaria de Educação”, explica o secretário.
O programa de recomposição da aprendizagem teve início desde o ano passado, com sucesso. De acordo com dona Luciana Merêncio Silva, do bairro do Alto da Bela Vista, mãe de uma garota do 7º ano, reconhece que o esforço da gestão atual tem sido bastante gratificante.
“Minha filha já participou no ano passado. Ela tem uma deficienciazinha, que é um distúrbio do aprendizado, mas mesmo assim desenvolveu muito na escola. Tem conseguido fazer as atividades sem precisar de professora de apoio, tirando notas boas e foi encaminhada pra desenvolver mais ainda”, relata a mãe, emocionada e que não mede esforço para trazer a filha nas aulas extras, aos sábados.
“Eu falei pra ela que estas aulas aos sábados é pro seu futuro, que mais na frente vai lhe ajudar mais ainda, que ela vai ver que valeu a pena”, diz a mãe.