A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que começa a valer a partir de 2020, não prevê um currículo de conteúdo, mas um conjunto de habilidades que devem ser ensinadas de acordo com o ano escolar.
A BNCC estabelece seis direitos de aprendizado na Educação Infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Se você reparar, vai perceber que todos os direitos previstos no documento são verbos, portanto indicam ações.
Isso porque o intuito é que a criança aprenda a desempenhar um papel ativo e sinta-se provocada a resolver problemas. Além disso, a BNCC também prevê o campo da experiência, que possui cinco divisões.
Desse modo, é possível garantir que os conteúdos sejam ensinados de modo lúdico, capaz de envolver a criança por experienciação no processo de aprendizado.
Veja alguns dados da Educação Infantil
De acordo com o Censo Escolar de 2018, foram feitas mais de 3,5 milhões de matrículas em creches e mais de 5 milhões de matrículas em pré-escolas no país. Ainda segundo a pesquisa, 32% das crianças de até três anos estão matriculadas em creches, sendo que a meta do Plano Nacional de Educação (PNE) é atingir o índice de 50% até 2024. Já na pré-escola, 91% das crianças com a faixa etária correspondente (quatro e cinco anos) estão matriculadas.
Por: Quero Bolsa