Começam a surgir bons relatos por parte dos alunos que participam do programa Ler Mais - uma parceria da Secretaria de Educação do Cabo de Santo Agostinho com o IEMJE (Instituto Educacional Menino Jesus).
Com três sábados de aulas extras já realizadas, desde o dia 15 de abril, alguns estudantes estão bem à vontade para partilhar e contar que já percebem melhorias tanto na escrita como na leitura.
“Eu melhorei muito minha caligrafia e como gosto de escrever, vou melhorar mais ainda”, afirmou Luan Victor, de 11 anos. Ele assume que vinha tendo dificuldades nas aulas de matemática. “Mas com estas aulas do sábado, sinto que melhorei e agora quero ser muito bom em matemática”, afirma Victor.
O garoto Luan aproveita para deixar um recado para outros colegas. “Tenho amigos que têm muita noção que não sabem ler, e aí tem vergonha de virem para estas aulas no sábado. Eu recomendo que é muito bom pra estimular e aprender mais e ajudar o cérebro a desenvolver mais conhecimento”, assegura ele.
Já a aluna Kauane Victória, também de 11 anos, conta que está lendo “mais rápido” e que está “escrevendo melhor do que antes de começar as aulas nos sábados”. “A leitura é muito importante. Estou gostando muito desse curso nos sábados”, conta ela, que pretende, no futuro, se tornar uma médica veterinária. “Gosto muito de animais. Estou cuidando de 50 animais, dois lá em casa e outros da rua”, diz ela.
Quem também relata melhoria, é a aluna Maria Clara, do oitavo ano, 16 anos. “Estava com muita dificuldade na escrita e com estas aulas nestes sábados eu melhorei muito na minha escrita. Eu tô adorando este projeto”, afirma Clara.
Para a oficineira Lúcia Maria, o programa Ler Mais está sendo “muito válido”. “Eu acredito que cada uma de nós, oficineiras, temos o intuito de fazer alcançar o objetivo dessas crianças que se encontram com algumas dificuldades. Então, nossa missão hoje é realmente levar mais conhecimento. Estamos estimulando a descobrirem seu potencial”, conta ela.